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sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

ESCOLA:ESPAÇO DE EXCLUSÃO SOCIAL

A sociedade em que vivemos tem transformado as pessoas em seres altamente individualistas e egoístas, devido a necessidade da constante competitividade imposta pelo sistema capitalista.Existe uma corrida incessante do profissional, por exemplo, de ser o melhor dos profissionais porque se este não conseguir ser o melhor irá aparecer alguém que vai acabar engolindo-o,por ser mais competente que ele, por se adequar melhor ao perfil imposto pelo sistema em que está inserido.Partindo desse raciocínio, vemos a competição se sobrepondo à colaboração no mercado de trabalho e em todos os setores da sociedade.Sendo assim, as pessoas que não conseguem acompanhar essa "roda viva", não se encaixam nesse perfil acabam sendo excluídas de seu meio,temos aí um exemplo de exclusão social.
Como a escola está inserida nessa sociedade capitalista, acaba refletindo todos os valores impostos por ela. Vejamos porque.
O aluno entra na escola ansioso por conhecer esse mundo que,pra ele, é maravilhoso e mágico,em um primeiro momento.Ao chegar lá é submetido a regras impostas por uma pessoa que ela nem conhece(a professora), regras essas que ele tem que se adequar sobre o preço de ser punido de alguma forma.Quando passa para o Ensino Fundamental as coisas se complicam ainda mais. O professor continua sendo o dono do saber e por isso, trabalha com uma metodologia baseada na decoreba de conteúdos impostos por ele,que não têm nada haver com realidade do aluno e ao final do mês tudo aquilo que foi depositado no banco (mente do aluno)deve ser "vomitado" na prova. Os alunos que não conseguem se adequar a essa realidade são reprovados ou obrigados a evadir da escola, acreditando que não "têm cabeça pra estudar", como eles mesmos dizem.Sendo assim, começam a ser excluídos dos quadros do ensino regular porque começam a ficar com a chamada distorção idade/série.Por conta disso, são submetidos a Programas de Aceleração que, como o nome já diz aceleram seus estudos para que consigam receber o certificado de conclusão de cursos em menor espaço de tempo e com maior "tolerância" ao seu contexto social.Quando chegam nas séries posteriores, continuam sendo alunos que não conseguem acompanhar os demais, devido ao fato de terem sido submetidos a uma metodologia que priorizava a elevação da sua auto-estima, porque estava excessivamente baixa, aligeirando os conteúdos cobrados pelas séries do ensino regular.
Por tanto, para o sistema, esses alunos continuam sendo alunos medíocres e serão futuramente profissionais medíocres e cidadãos medíocres excluídos da sociedade.
Quando será que a Escola deixará de ser um instrumento de exclusão social e passará a ser um instrumento de ascensão e crescimento do cidadão enquanto pessoa?

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