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domingo, 2 de novembro de 2008

O FUTURO DO PROFESSOR NA ERA DA INFORMÁTICA

Estamos em uma sociedade que tem passado por grandes revoluções em seus mais variados setores. Como a escola é um reflexo da sociedade, apesar da sua grande resistência a essas transformações, também tem sido obrigada a passar, nem que seja aos poucos, por mudanças importantes para não ficar a margem dessa sociedade em constante ebulição.Até porque o próprio mercado de trabalho assim o exige e, quer queira quer não essa escola deve ter como produto final uma pessoa capaz de pelo menos competir no mercado de trabalho.
Em meio a isso, a informática vem, embora a passos lentos, invadindo o espaço das nossas escolas públicas,porque nas escolas particulares essa realidade já existe a algum tempo. Então existem vários laboratórios de informática espalhados em diversas escolas da rede pública.No entanto, ao chegar nas escolas encontramos uma "barreira" no que diz respeito aos professores que têm resistido veementemente a trabalhar inserindo a informática como um meio para desenvolver uma metodologia diferenciada em sala de aula, sob o argumento de que a máquina tende a substituir o trabalho do professor dentro das escolas,porque não há como competir com a Internet que transmite todo tipo de informação e com outras ferramentas que o computador disponibiliza sem a ajuda do professor. Portanto, existem escolas que, devido a essa resistência absurda dos professores, possuem laboratórios de informática fechados porque os professores se recusam a usá-lo.
No entanto, é importante salientar que informação é bem diferente de conhecimento e, que é papel do professor dar ao aluno subsídios para que ele transforme as informações obtidas na internet em conhecimento.Isso o computador não faz porque não pensa,não raciocina. Sendo assim, o professor que continuar trabalhando como mero repassador de informações obtidas em seus livros, muitas vezes, desatualizados, será substituido sim, porque isso a internet faz com perfeição. No entanto, o professor que tiver a perspicácia de ajudar o aluno a transformar informações em conhecimentos nunca será substituído pela máquina, porque é necessário existir o ser que pense e que faça o aluno pensar. É partindo dessa premissa que nós dizemos que a sociedade evoluiu e vem evoluindo muito e a profissão de professor não tem acompanhado essa evolução. É necessário que haja uma mudança radical no perfil do professor porque se isso não acontecer poucos serão os mestres que sobreviverão à era da informática.
Joilda Medeiros Conceição

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